A petroleira estatal mexicana Pemex está em negociações com possíveis compradores na Ásiatigrinho é confiavel, incluindo a China, e na Europa, em busca de mercados alternativos para seu petróleo bruto depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas sobre importações, afirmou uma autoridade sênior do governo mexicano.
Trump implementou nesta semana tarifas de 25% sobre produtos importados do México e do Canadá, mas diminuiu a cobrança sobre o petróleo canadense para 10%.
No ano passado, a Pemex exportou 806 mil barris por dia (bpd) de petróleo bruto, dos quais 57% foram para os EUA. Em janeiro, as exportações caíram 44% em relação ao ano anterior, para 532,4 mil bpd, o nível mais baixo em décadas.
Embora o México já envie cargas de petróleo bruto para a Europa e a Ásia —em especial para Índia e Coreia do Sul, de acordo com dados da Kpler—, seu vizinho do norte recebe a maior parte das exportações do carro-chefe, o heavy sour Maya.
O funcionário disse que possíveis compradores chineses estavam muito interessados nas conversas iniciais e apontou que a demanda é que determinará como será feito o direcionamento do petróleo.
Duas fontes da PMI Comercio Internacional, braço comercial da Pemex, confirmaram à Reuters que China, Índia, Coreia do Sul e até mesmo Japão seriam mercados adequados para o que a Pemex produz diante das tarifas, apesar dos custos mais altos de transporte.
Um desses traders disse que somente a Ásia teria capacidade para receber o volume que não foi enviado aos EUA, dado o tipo de refinarias que operam lá, já que elas devem ser capazes de processar o tipo específico de petróleo bruto.
Nem a Pemex nem seu braço comercial responderam imediatamente a um pedido de comentário.
SEM DESCONTOSDurante semanas, traders especularam se a empresa de energia mais endividada do mundo daria um desconto a seus clientes norte-americanos, enquanto tenta mantê-los diante das tarifas.
Jogue Agora comZA9BET - Slots Exclusivas naZA9BET™No entanto, o funcionário do governo descartou categoricamente essa concessão e disse que, quando os contratos atuais com os clientes dos EUA expirarem neste mês, os navios provavelmente irão para Ásia e Europa. Os compradores nos EUA não discutiram a rescisão dos contratos, acrescentou a fonte.
tiger fortuneAs duas fontes do braço comercial também confirmaram que não havia planos de aplicar descontos para tornar suas exportações mais competitivas.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
América Latina Canadá Donald Trump Estados Unidos guerra comercial meio ambiente México Petróleo sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/03/apos-tarifas-de-trump-mexico-busca-compradores-para-petroleo-na-europa-e-asia.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercado tigrinho fortuneNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Previdência privada viabiliza projetos de vida
Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
Saiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
tigre fortuneProjeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo Lula zera alíquota de importação de carne, café, milho e azeite em tentativa de conter preçosGestão petista pede aos estados que também tirem imposto de itens da cesta básica, já isentos de tributação na chegada ao país
fortune tiger jogo 6.mar.2025 às 19h26Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Transporte de passageiros por moto é viável?Priscila Camazano recebe Jorge Luiz Cruz, economista e mestre pela UERJ
6.mar.2025 às 7h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Advogado de Bolsonaro diz em defesa que Cid contou mentiras que 039;beiram o ridículo039;Celso Villardi afirma que Polícia Federal fez pesca de provas vedada pela lei nas investigações contra o ex-presidente
6.mar.2025 às 20h53Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo do trigre mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by站群 © 2013-2024